Sucesso do Aloha Spirit em Ilha Bela marca a largada do Circuito brasileiro de SUP Race 2013.

Caros amigos,

É uma satisfação redigir esse  informativo sobre o Aloha Spirit, primeira etapa de SUP race do circuito brasileiro de 2013. Um evento para pra lá de completo! Podemos assim resumir esse verdadeiro festival de esportes oceânicos e confraternização que bateu novamente o recorde de participantes de SUP em uma competição nacional.

O evento realizado entre os dias 22 à 24 de março em IlhaBela, pela Ecooutdorr, inaugurou o nosso calendário de forma marcante, com destaque para os quesitos estrutura, nível técnico dos atletas e confraternização.  Parabéns Aloha Spirit, Parabéns a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso do evento!

largada 002

Durante os três dias do evento, muitas modalidades e demonstrações do potencial do SUP foram para água e, provavelmente sábado dia 23, foi o dia mais intenso e um dos mais vibrantes desses três anos de circuito brasileiro de SUP race.  

Destaque especial para os apoiadores do Aloha.  A União faz a força!

O evento contou com o apoio e participação ativa de muitas das empresas que vem apoiando e acreditando no SUP. Com a presença de alguns dos “Boss” dessas empresas, a arena do consolidado festival se transformou em uma verdadeira exposição de marcas e negócios a céu aberto.

Muitas das marcas presentes, também tinham seu(s) atleta(s) na água carregando suas respectivas bandeiras, o que com certeza  motivou ainda mais a todos, para extrapolarem os seus limites aumentando ainda mais o  nível técnico da competição.1montagem apoios

Resumo da competição e destaques.

Além do nível técnico elevado, muita determinação foi necessária, tanto para os profissionais que percorreram 12km, como para os amadores nos percursos menores, pois com a entrada de vento lateral a raia, o que não faltou foi  ondulação e  correnteza durante a prova. Pode-se dizer que completar o percurso da prova já foi uma vitória.

Na categoria profissional masculino, Luiz Carlos Guida, “Animal”, foi o grande campeão com o tempo de 01h22m56s seguido do local, Paulo dos Reis (01h23m32s) em segundo, o carioca Vinicius Furtado Martins em terceiro, Mario Cavaco Neto (SP) em quarto e, em quinto Alessandro Matero (SP).montagem atletas aloha

No feminino, a baiana Barbara Brazil, a Babi, invicta até hoje no circuito, venceu novamente, concluindo a prova em 01h32m47s . A paulista Ariela Pinto, estreante nas provas do circuito brasileiro, foi a segunda colocada com o tempo de 01h35m43s, seguida por Lena Guimarães Pinheiro (01h38m05s) de Arraial do Cabo, RJ em terceiro, Cristiana Franco (SP) em quarto e Viviane Matero (SP) em quinto.

Para não perder o costume, a Master já começa o ano com muito disputada. Estreando na categoria o paulista casca grossa Antonio Bonfa Junior sai na frente vencendo a etapa, seguido do campeão de 2012 o carioca Américo Pinheiro em segundo e, em terceiro competindo pela primeira vez no circuito, o paulista Edilson Assunção.

Na Super máster, Neno Matos do Guarujá mantém a hegemonia vencendo a prova. Em segundo ficou o atleta mais multi-ativo do circuito Marco Antonio Gorayeb, seguido do paulista Luiz Vaqueiro na terceira colocação.

Na 14′, categoria que promete crescer muito, três paulistas lideraram a prova até o final, com Rafael de Andrade chegando como um torpedo colado no Animal em primeiro, Thiago Pustiglione em segundo e em terceiro José Ricardo S. Freitas.

Assista ao vídeo com imagens do evento, no link: http://www.youtube.com/watch?v=47IWZ4GgUG8

Na Unlimited o carioca Roberto de Araujo parece ter gostado do lugar mais alto do pódio e confirma isso vencendo a etapa paulista, deixando o gaúcho André Torelly em segundo e,  em terceiro o também carioca Gabriel Parmera Tavares.

No FunRace, destaque para o paulista Adriano Lavezzo que venceu na categoria. Em segundo ficou o também paulista Jose Ricardo Dos Reis Silva e, em terceiro o sergipano João Paulo Figueiredo Ferreira Nascimento. No Feminino venceu a baiana Adriana Munford, seguida da gaúcha Luciane Potter.

 O evento contou com vários momentos marcantes, destaque para a participação do Sr. Sergio, de Ubatuba, que aos 78 anos de idade, completou a prova de 1,5 Km e ao Robson Careca (P.c.D.) que mostrou a todos uma nova possibilidade para o esporte através de sua participação como primeiro remador adaptado a participar de uma prova do circuito brasileiro de SUP. Em Ilhabela, Robson utilizou a  sua prancha de remada adaptada, que pode ser usada por cegos e cadeirantes.

 Como sempre as disputas da SUP kids e junior, foram destaque. Com mais de 30 crianças acompanhadas dos seus “Paitreinadores”  a garotada deu um show a parte. Guilherme Cunha, de Santos, campeão brasileiro de 2012 foi o vencedor da Kids. Na Junior venceu José Victor Martins e Iasmim Moraes Nogueira a Kids feminino.

Os resultados gerais e pontuação no ranking, já estão disponíveis no link: http://absup.com.br/ranking.html

ABSUP AGORA é CBSUP! 

O Aloha Spirit  foi palco também de um momento histórico para o SUP brasileiro. Durante o evento se deu a formalização da CBSUP – Confederação Brasileira de StandUp Paddle. Num clima de muita harmonia, respeito e união foram debatidas questões pertinentes ao esporte.

A seguir algumas colocações sobre a nova entidade. cbsup2_logo

A CBSUP, Confederação Brasileira de Stand up Paddle é o órgão máximo do esporte no país, sendo, portanto a entidade que gerencia e determina os critérios de homologação e organização de todas as competições nacionais profissionais e amadoras e, definindo os padrões técnicos dessas competições.

Fundada em março de 2013 pelas legitimas federações e associações estaduais do esporte constituídas no país até a presente data, a entidade assume todas as funções e responsabilidades da ABSUP.

A CBSUP orgulha-se em ser a primeira confederação a garantir e estabelecer um canal de comunicação direto entre o atleta e entidade, prevendo em seu estatuto a participação efetiva dos atletas no desenvolvimento do esporte, através da sua representação em decisões nos conselhos da entidade.

As entidades estaduais legalmente formalizadas e filiadas a CBSUP e seus promotores serão responsáveis pelos circuitos estaduais que contarão pontos para o ranking nacional, eventos que tem a função de desenvolver, com o apoio da CBSUP, o SUP nos estados, incentivando desta forma a organização do esporte e o surgimento de novos talentos.

Atualmente o Stand up Paddle abrange as modalidades: Wave, Race, Race Técnico (Slalon / Cross), Sprint, Rafting (Sprint / Slalon), Long Distance (Downwind / Maratona), SUP Fish e SUP Polo. Novas modalidades deverão surgir, assim como o esporte devera atingir novos limites e, portanto o livro de regras da entidade estará em constante evolução.

Seguindo a mesma linha de relacionamentos da ABSUP, a CBSUP estará sempre de portas abertas para todos competidores, praticantes, dirigentes de associações, técnicos de atletas, jornalistas especializados, organizadores de eventos ou até mesmo apreciadores do Stand up Paddle que desejarem dar a sua contribuição para o desenvolvimento do esporte.

            A CBSUP objetiva que o SUP seja esporte olímpico e buscará recursos já a partir do ano de 2013, para financiar a representação internacional oficial dos atletas  campeões e vice-campeões brasileiros nos eventos amadores internacionais.

 Entidades Fundadoras da CBSUP

 – Federação Catarinense de Stand Up Paddle – FECASUP.

– Federação Gaúcha de Stand Up Paddle – FEGSUP.

– Federação Mineira de Stand Up Paddle – FEMSUP.

– Federação de Stand Up Paddle do Distrito Federal – FSUPDF.

– Associação Baiana de Stand Up Paddle – ASUP-BA.

– Associação de Stand Up Paddle do Ceara – ASUP-CE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: